Água de coco: bom para a pele, saúde e cabelos!

Antes de se preparar para enfrentar o calor típico das provas do começo do ano, uma das principais preocupações dos atletas é com a hidratação. Para isso, os corredores podem contar com um fiel aliado: a água de coco.
De acordo com a nutricionista Beatriz Alvarez, se manter hidratado com um copo de água de coco antes da prova é essencial. “A ingestão do líquido antes da prova garante uma boa ingestão de vitaminas e minerais. Ela também é uma ótima fonte de vitamina C”, afirma.

Diferente do que se associa, a bebida não tem as mesmas substâncias calóricas do que a polpa do fruto. “A água de coco tem baixa quantidade de calorias e açúcares e, diferente dos mitos, é uma bebida natural sem quantidades significativas de gorduras”, explica.
Apesar de o líquido ser um grande hidratante natural que, por consequência deixa a pele macia, não são todos os corredores que podem usufruir de seus benefícios. Segundo a nutricionista, a água de coco é rica em sódio e prejudicial para pessoas portadoras de hipertensão arterial.

Substituição - Está certo que a água de coco é uma ótima alternativa na hora da hidratação, mas ela não pode ser a fonte principal de sais minerais. De acordo com Beatriz, nada substitui a água, que é oferecida em pontos de abastecimento durante o percurso das principais corridas.
A bebida também não pode ser consumida em excesso. “A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que bebidas isotônicas sejam consumidas apenas por atletas, depois de uma atividade física intensa ou indicada por um especialista”, finaliza.

Nos cabelos - Engana-se quem pensa que a água de coco só hidrata depois de ser ingerido. O líquido natural é usado frequentemente em produtos cosméticos e pode ser aplicado direto nos cabelos.
De acordo com o esteticista Luiz Fernandez, cabeleireiro do salão Up Vision, em Santo André, São Paulo, as propriedades da bebida ajudam a manter a saúde dos fios. “O líquido previne os danos que os raios ultravioletas causam na queratina dos fios. O resultado é um cabelo brilhante e fortalecido”, conta.

Receita Caseira - Fernandez também ensina uma receita prática para fazer em casa e garantir um cabelo hidratado. Confira:

  • Bata no liquidificador a água de coco com a polpa do fruto verde por um minuto aproximadamente.
  • Cabelos muito danificados podem precisar de um emoliente (produto que amacia) a mais. Pode-se acrescentar um pouco de óleo vegetal de coco ou algumas gotas de óleo de argan.
  • Aplique a máscara obtida nos fios e deixe agir por 40 minutos.
  • Enxágue bem em água morna até retirar todos os resíduos do cabelo.
  • Recomenda-se fazer a hidratação uma vez por semana.
Você está aqui: Artigos & Dicas Água de coco: bom para a pele, saúde e cabelos!